Acupuntura Combinada no Controle da Dor Oncológica
A dor é um sintoma comum em pacientes com tumores malignos, e que afeta seriamente a qualidade de vida e interfere na adesão ao tratamento. Desta forma, o gerenciamento da dor do câncer é chave para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Confira também: Inibidores da Aromatase, Dor articular e Acupuntura
A organização mundial da saúde (OMS) propôs que o tratamento da dor do câncer deve seguir a “escada analgésica da dor”, que sugere que diferentes tipos de analgésicos devem ser administrados de acordo com a severidade da dor (leve, moderada ou grave). Embora o uso de fármacos analgésicos possa realmente aliviar o sofrimento do paciente, porém a farmacoterapia inevitavelmente causa efeitos colaterais, como sonolência, tontura, confusão, náuseas e insuficiência renal.
Muitos estudos já relataram que a acupuntura pode efetivamente aliviar sintomas de dor oncológica, e é um método não farmacológico relativamente eficaz e seguro de intervenção. Métodos de acupuntura usados atualmente para o tratamento da dor do câncer incluem acupuntura sistêmica, acupuntura punho-tornozelo e acupuntura auricular. A acupuntura punho-tornozelo trata disfunções pela inserção agulhas em nível subcutâneo em pontos correspondentes no punho e no tornozelo, e a dor é aliviada por meio da condução nervosa e o ajuste de centros nervosos em todos os níveis para inibir a excitação da lesão local. A acupuntura auricular produz analgesia e sedação por meio de sua capacidade de promover a circulação sanguínea, regulação autonômica e coordenar processos excitatórios e inibitórios do subcórtex e do córtex cerebral.
Um estudo recente demonstrou que a utilização destas técnicas promoveu redução da dor relatada pelo paciente, assim como da necessidade de mais analgésicos. O estudo comparou o tratamento de acupuntura punho-tornozelo combinado com acupuntura auricular versus estas terapias isoladas ou medicamento isolado, e descobriu que a diminuição da dor destes pacientes tratados com a terapia combinada (acupuntura auricular e punho-tornozelo) é mais eficiente do que o tratamento medicamentoso sozinho, ou elas isoladas. É muito importante frisar que os todos os pacientes receberam tratamentos convencionais concomitantes, ou seja, nenhum paciente deixou de receber sua medicação, no entanto observou-se que aqueles que receberam a terapia combinada tiveram um efeito analgésico mais eficaz.
O uso destas terapias combinadas são recursos de uso de baixo custo, fácil aplicação e podem colaborar com a melhora da qualidade de pacientes oncológicos com queixas dor, que tem a intenção de reduzir ou limitar o uso de fármacos analgésicos por diversos motivos.
Texto baseado no artigo: Xu, LP et al. Effect of wrist-ankle acupuncture therapy combined with auricular acupuncture on cancer pain: A four-parallel arm randomized controlled trial. doi: 10.1016/j.ctcp.2020.101170