Acupuntura Reduz o Consumo de Medicações para Dor
A dor crônica é definida como dor com duração por mais de 3 meses, e é uma das razões mais comuns para a prescrição de medicamentos de uso contínuo, com uma prevalência de 20% a 50% dos adultos em todo o mundo. A dor crônica impacta de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes acometidos, limitando as atividades de vida diária e de trabalho e é frequentemente acompanhada de comorbidades, como ansiedade, depressão e insônia.
Em consequência disto, houve um aumento na prescrição de opioides nas últimas 2 décadas, especialmente nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Os dados são tão assustadores, que entre os 25,3 milhões de pacientes com dor crônica nos Estados Unidos, os opioides foram prescritos mais de 240 milhões de vezes em 2015.
Mas apesar disto, as evidências de alivio de dor em longo prazo em condições de dor crônica são limitadas para o uso de opioides, e além disso, o vício e o uso excessivo destes fármacos levam a efeitos adversos consideráveis, como disfunção da bexiga, sedação, supressão imunológica e até morte. Devido o uso e a prescrição abusiva destas medicações, foi desencadeado o que é chamado de “crise dos opioides”, reconhecido como um dos mais desafiadores problemas de saúde pública. Em função desta situação, deu-se o início, principalmente nos Estados Unidos, de uma campanha de encorajamento para o uso de terapias não-farmacológicas no controle da dor crônica, com o objetivo de reduzir o consumo de opioides, e assim minimizar todos os efeitos adversos associados a eles.
A acupuntura, definida como uma intervenção que estimula pontos específicos (por exemplo, pontos de acupuntura de perspectiva tradicional, pontos de gatilho miofasciais ou pontos sensíveis) usando agulhas filiformes, eletroacupuntura, acupuntura auricular, ou laser acupuntura. Recentemente, um estudo mostrou que a acupuntura é eficaz para dor musculoesquelética crônica inespecífica e que seus efeitos persistiram ao longo do tempo. Também há evidencias mostrando que a acupuntura auricular e eletroacupuntura auxilia no alívio da dor e redução de opoides em pacientes com dor oncológica. Além da redução da dor, o tratamento com acupuntura é um adjunto promissor para facilitar a redução ou redução gradual dos medicamentos para a dor em pacientes com dor crônica. A acupuntura também pode ser usada para tratar o transtornos relacionados ao uso dos medicamentos, que pode envolver o vício, ansiedade, depressão ou insônia.
Texto baseado no artigo: Deng e Mao. Acupuncture to Reduce Opioid Consumption in Patients with Pain: Getting to the Right Points. doi: 10.1093/pm/pny258