Eficácia da Acupuntura para Dor Musculoesquelética Crônica entre Sobreviventes de Câncer
A prescrição exagerada, e muitas vezes o uso indiscriminado de opióides por pacientes portadores de dor crônica levou ao que é chamado na atualidade de crise dos opioides. Esta atual crise criou desafios para no controle da dor, e a acupuntura, como recurso não farmacológico, confere benefícios clínicos para a dor crônica.
Confira também: Acupuntura no Tratamento da Dor – Consensos e Controvérsias
De acordo com Jun J. Mao, Chefe do Serviço de Medicina Integrativa e da Cadeira Laurance S. Rockefeller em Medicina Integrativa no Memorial Sloan Kettering Cancer Center as novas regulamentações para a prescrição de opioides, os médicos estão hesitantes em prescrevê-los para controle da dor não-oncológica, e neste contexto, a dor crônica é um grande problema na população sobreviventes de câncer, e embora existam dados que mostram que a eletroacupuntura possa ser eficaz para o tratamento dor crônica do câncer, as evidências para a acupuntura auricular – que também é chamada de acupuntura de campo de batalha – é limitada.
Um estudo recente publicado na JAMA Oncology determinou a eficácia da eletroacupuntura e da acupuntura auricular para dor musculoesquelética crônica em pacientes sobreviventes do câncer. 360 adultos foram incluídos no estudo que tinham diagnóstico prévio de câncer, mas nenhuma evidência atual de doença, que relataram dor musculoesquelética por pelo menos 3 meses e intensidade de dor autorreferida no Inventário Breve de Dor (BPI) variando de 0 (sem dor) a 10 (pior dor imaginável).
O objetivo do estudo foi comparar a efetividade da acupuntura auricular e eletroacupuntura com cuidados usuais. Os grupos de intervenção receberam 10 sessões semanais de eletroacupuntura ou acupuntura auricular.
Na comparação, foi demonstrado que tanto a eletroacupuntura como acupuntura auricular reduziu de forma mais efetiva a intensidade da dor em comparação com cuidado usual em sobreviventes de câncer. Diante dessas descobertas, e encorajado pelos achados de estudos anteriores, que demonstraram a eficácia da eletroacupuntura e da acupuntura auricular no alívio de náuseas induzidas por quimioterapia e vômito, deve-se considerar a adoção da acupuntura como uma forma potencial de alívio da dor e outras disfunções nessa população de pacientes.
Texto baseado no artigo: Mao, Jun J. Effectiveness of Electroacupuncture or Auricular Acupuncture vs Usual Care for Chronic Musculoskeletal Pain Among Cancer Survivors. doi:10.1001/jamaoncol.2021.0310