Inibidores da Aromatase, Dor articular e Acupuntura
Há evidências emergentes para demonstrar a eficácia da acupuntura na redução das dores articulares comumente associadas aos inibidores da aromatase em mulheres com câncer de mama. Artralgia, ou dor nas articulações, é um efeito colateral e debilitante comum dos inibidores da aromatase entre mulheres na pós-menopausa com câncer de mama com receptor hormonal positivo que tomam esses fármacos.
Confira também: Meditação Mindfulness no Tratamento de Dor
Quase metade das pacientes usuárias de inibidores da aromatase no ambiente clínico relatam artralgia, que é considerada o principal sintoma discutidos em fóruns específicos de câncer de mama, e geralmente resulta em baixa adesão ou descontinuação. A descontinuação prematura impacta negativamente na sobrevida livre da doença e na sobrevida geral no câncer de mama.
Muitos pacientes com câncer de mama aceitam bem a acupuntura associada aos seus cuidados convencionais, e apesar de não ser uma opinião unânime, muitos centros de cuidados oncológicos, a recomendam como uma abordagem para o controle dos sintomas do paciente.
Estudos clínicos demonstram que a acupuntura produz melhorias estatisticamente significativas e clinicamente importantes na intensidade da dor, interferência relacionada à dor e resultados funcionais nas extremidades superiores e inferiores em comparação com o tratamento usual em pacientes que faziam uso de inibidores da aromatase. Embora o mecanismo de ação exato da acupuntura para artralgia relacionada à inibidores da aromatase seja desconhecido, a privação de estrogênio foi temporariamente associada a esta condição. Há a hipótese de que a privação de estrogênio pode diminuir a geração de opioides endógenos, levando a um limiar de dor reduzido. Um componente específico da analgesia da acupuntura é mediado pela estimulação dos diferentes opioides, e a partir desta premissa, a acupuntura, como terapia complementar auxilia pacientes com dores articulares devido o uso de inibidores de aromatase.
Texto baseado no artigo: Mao, JJ et al. A Randomized Trial of Electro-acupuncture for Arthralgia related to Aromatase Inhibitor Use. doi:10.1016/j.ejca.2013.09.022