Acupuntura

Acupuntura

Há um ditado chinês que diz, “não há nada sob o céus ou sobre a terra, de maior valor, que a vida humana”, e frente a isto, os chineses desenvolveram uma das mais potentes ferramentas de alívio das aflições físicas e emocionais do ser humano, a Acupuntura.

A acupuntura é uma abordagem originalmente da milenar Medicina Chinesa, que consiste na estimulação de pontos específicos pelo corpo, com o objetivo regular o equilíbrio orgânico, restaurar disfunções e promover a manutenção da saúde. A estimulação pode ser realizada por meio de agulhas filiformes introduzidas em pontos específicos na superfície do corpo e a partir da manipulação destas agulhas, se alcança os objetivos desejados.

O antigo povo chinês descobriu o efeito das agulhas no tratamento de inúmeras disfunções e a ciência moderna demonstrou seus mecanismos. Estudos têm demonstrado que a acupuntura promove a liberação endógena de inúmeras substâncias no corpo e isso justifica a melhora de determinadas condições. A liberação de determinados neuropeptídeos, como encefalina e endorfina, e de serotonina, promovem analgesia, sensação de bem-estar, além de estarem envolvidos na regulação de diversos outros processos fisiológicos.
Uma lista de doenças tratáveis com a Acupuntura foi desenvolvida por representantes de 12 países que se encontraram em Beijing, no Seminário Internacional da Organização Mundial da Saúde sobre Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura e Técnicas Relacionadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde a Acupuntura, na publicação Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials (2002) as condições indicadas mostraram resultados promissores baseados em experiências e pesquisas clínicas. A lista indica uma série de condições clínicas que variam desde dor das mais variadas origens, até problemas emocionais e psicossomáticos, os quais incluem disfunções neurológicas, musculoesqueléticas, respiratórias, gastrointestinais, ginecológicas, cardiovasculares, vícios e condições psicológicas.

Dúvidas frequentes

A acupuntura apresenta uma vasta lista de condições tratáveis, que foram apresentadas pela Organização Mundial da Saúde, a partir de estudos clínicos e opiniões de especialistas. Você pode conhecer esta lista clicando aqui.

O tratamento consiste de uma avaliação inicial da queixa do paciente, e da realização de anamnese (entrevista), e exame físico quando necessário. Após isso, o tratamento é iniciado, com a técnica elegida, com acupuntura tradicional, laser acupuntura e acupuntura auricular, e prescrição de exercícios quando se faz necessário. Um ciclo de tratamento consiste de 10 a 12 sessões, e uma reavaliação final do tratamento.

Uma sessão de acupuntura consiste de aproximadamente 40 minutos, e consiste da inserção e manipulação das agulhas, e de uma avaliação imediata da percepção e resposta do tratamento do tratamento.

O tempo de permanência das agulhas é variável, dependendo da avaliação do quadro clínico do paciente, podendo permanecer até 30 minutos, sendo realizada estimulação manual ou associada a eletroestimulação, de acordo com a avaliação do acupunturista e necessidade do paciente.

A acupuntura é um procedimento seguro, com mínimos os efeitos  adversos, sendo o sangramento breve e o hematoma os mais comuns, e as reações adversas graves são muito raras, ocorrendo menos 1 a cada 10.000 tratamentos.  

Contra-indicações absolutas: Paciente não deseja fazer o tratamento, tendência ao sangramento.

Contra-indicações relativas: trombocitopenia, distúrbios psicológicos graves, comprometido grave do sistema imune, reação prévia acentuada a acupuntura.

Dependendo do local onde for realizado o agulhamento, pode ser um pouco dolorido, o que é raro e depende da sensibilidade do paciente. Algumas áreas são mais sensíveis que as outras, mas a cautela e a habilidade do acupunturista pode evitar situações de dor intensa durante o agulhamento.

Para pacientes que sentem medo de agulha, a técnica que pode substituir o procedimento é a Laser Acupuntura, método realizado pela aplicação de LASER nos pontos de acupuntura, ao invés de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, há determinados pontos de acupuntura que são contra-indicados na gestação, mas isso não contra-indica a acupuntura de uma forma geral, e pode ser utilizada em todo o período da gestação. Uma cautela a ser preconizada, é evitar estimulações intensas no primeiro semestre. 

Acupuntura Auricular

A Acupuntura Auricular, ou auriculoterapia, é uma técnica que pode ser utilizada complementarmente ou isolada da acupuntura sistêmica, que consiste na estimulação de áreas específicas do pavilhão auricular. Este método foi desenvolvido a partir da década de 50 na França e foi absorvida pela Medicina Tradicional Chinesa, e por isso considera-se que há duas escolas principais, a Escola Francesa e a Escola Chinesa.

 

Após uma avaliação minuciosa do pavilhão auricular, estimula-se as áreas determinadas na inspeção e palpação. O mecanismo da Acupuntura Auricular ocorre porque ela funciona como um método de estimulação neural periférica, visto que a orelha é inervada pelo ramo auricular do nervo vago, nervo occipital menor, nervo auricular menor e nervo auriculotemporal. A localização de pontos/áreas reativos correspondem a determinadas estruturas e segmentos do corpo, com base na racionalidade de reflexologia, e quando estimulados, obtém-se a resposta terapêutica, por meio de uma modulação central.

Dúvidas frequentes

Os benefícios da Acupuntura Auricular são similares aos da Acupuntura Sistêmica, e as condições tratadas se equivalem. Ela é comumente usada para condições que afetam o sistema nervoso, como condições de dor aguda e crônica, alterações emocionais, incluindo abuso de substâncias, e outras disfunções sistêmicas.

A Acupuntura Auricular pode ser realizada de diferentes maneiras, com uso de agulhas de acupuntura, associada ou não a eletroestimulação, ou agulhas semipermanentes, sementes de mostarda ou esferas de acrílico, e também pode ser realizada com a aplicação de LASER.

Quando se usa agulhas semipermanentes, esferas ou sementes, este objetos ficam no local a ser estimulado por um período não maior que uma semana, e o paciente massageia a área com o objetivo de estimulação.

Laser Acupuntura

A Laser Acupunura ou Acupuntura a Laser é o uso de irradiação a laser não-térmica de baixa intensidade para estimular os pontos de acupuntura e tornou-se mais comum entre os praticantes de acupuntura nos últimos anos.

 

A Laser Acupuntura é um método alternativo, seguro e indolor à acupuntura tradicional, com efeitos adversos mínimos e de maior versatilidade, e apresentam as mesmas aplicabilidades da acupuntura tradicional.

Dúvidas frequentes

Os benefícios da Acupuntura Auricular são similares aos da Acupuntura Sistêmica, e as condições tratadas se equivalem. Ela é comumente usada para condições que afetam o sistema nervoso, como condições de dor aguda e crônica, alterações emocionais, incluindo abuso de substâncias, e outras disfunções sistêmicas.

Até o momento, não há relatos de eventos adversos significativos especificamente atribuíveis ao tratamento com acupuntura a laser. Existem algumas contraindicações ao tratamento com laser, embora deva ser enfatizado que o risco de evento adverso é limitado.

Risco para o olho desprotegido. O maior risco potencial do uso de dispositivos a laser no tratamento de acupuntura é a lesão do olho desprotegido. O terapeuta e o paciente devem usar óculos de proteção em todos os momentos durante o tratamento, de acordo com a classificação de classe dos dispositivos em uso clínico de rotina. 

Carcinoma ativo ou suspeito. Dado o potencial da irradiação a Laser para estimular a reparação tecidual e outros processos biológicos por meio da fotobiomodulação, possivelmente a uma distância do local de aplicação, o tratamento de pacientes com carcinoma ativo ou suspeito é considerado uma contraindicação.

Tratamentos na gravidez. A irradiação em locais diretamente sobre o útero grávido é reconhecida como uma contraindicação quase universal para todos os agentes eletrofísicos nos primeiros 3 meses de gravidez.

Como uma forma de estimulação do ponto de acupuntura, os dispositivos a Laser de baixa potência podem ser considerados seguros para a prática de rotina quando são observadas contraindicações e precauções simples.

Eletro Acupuntura

A Eletroacupuntura é um recurso neuromodulador, que associa a prática da acupuntura a dispositivo que permite a passagem de corrente de pulso, de baixa amperagem, pelos tecidos, por meio de agulhas das acupuntura, que oferece breves estímulos elétricos com fins analgésicos e terapêuticos.

 

A eletroacupuntura promove um potente efeito analgésico, por promover a liberação de peptídeos opióides, como as endorfinas, e assim modular o mecanismo neurofisiológico de dor.

 

Os peptídeos opióides, assim como outras substâncias endógenas liberadas pela eletroacupuntura, como a dopamina e a serotonina, apresentam efeitos na modulação da dor e regulador central propiciando efeitos sistêmicos antiinflamatórios, ansiolíticos, vasodilatadores e entre outros.

Dúvidas frequentes

A Eletroacupuntura apresenta as mesmas indicações da Acupuntura, porém pode apresentar efeitos analgésicos mais potentes ao que se refere as condições de dor aguda e crônica. Por apresentar efeitos dependentes do sistema nervo central, pode viabilizar efeitos regulatórios anti-inflamatórios para condições sistêmicas.

Além da passagem de breves estímulos elétricos, a Eletroacupuntura oferta uma estimulação rítmica mais prolongada, a intensidade de estimulação é usualmente maior, a percepção sensorial vai depender do frequência e intensidade de estimulação, e eventualmente, e não necessariamente, pode promover contração muscular.

Além das mesmas contraindicações absolutas e relativas da Acupuntura, a Eletroacupuntura não deve ser utilizada em pacientes que usam marca-passo, em regiões próximas ou entre próteses metálicas.

A Eletroacupuntura pode elicitar sensação de formigamento ou contração muscular suave, devido a passagem de corrente elétrica pelos segmento a ser tratado. Se a sensação for incômoda, o acupunturosta reduz a intensidade a ponto de ficar confortável para o paciente.